
Direto ao Ponto
Editora Paralela
Uma editora para alguém como você: moderna e antenada, que ama temas diversos e uma leitura envolvente.
A Editora Paralela surgiu da necessidade de ampliar a proposta editorial da Companhia das Letras, mantendo o ideal de fazer bons livros – em todos os sentidos. Publicamos ficção e não ficção de entretenimento, em uma variedade de gêneros que vão do romance policial à literatura feminina, sempre com lançamento simultâneo em e-book.
Companhia das Letras
Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz nos fundos da gráfica Cromocart, que pertencia ao avô de Luiz, a Companhia das Letras surgiu com foco original em literatura e ciências humanas. Um de seus primeiros títulos, Rumo à estação Finlândia, de Edmund Wilson, logo despontou como best-seller. Sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição, em seu primeiro ano de vida a editora já contava com 54 livros publicados.
Com o compromisso de publicar livros que contribuam para um país (e um mundo) melhor e mais justo, hoje o Grupo Companhia das Letras possui 21 selos dedicados aos mais variados segmentos. São mais de 8.500 títulos ativos em seu catálogo, e em média são lançados 400 títulos ao ano. Essa vasta gama de selos independentes permite à Companhia das Letras uma expressiva presença no mercado editorial brasileiro, além da capacidade de atender as necessidades de promoção e comunicação de cada nicho de maneira focada para manter um relacionamento próximo com seus autores e parceiros.
Ao longo dos anos, a editora selou importantes parcerias, entre elas a com os irmãos Moreira Salles, que se tornaram sócios em 1989. Em 2009, foi a vez de cruzar o Atlântico e se juntar à Penguin para lançar a coleção de clássicos universais e nacionais no mercado brasileiro. Em 2011, a Penguin adquiriu 45% das ações da Companhia das Letras. (Em 2013, a Penguin se fundiu com a Random House, criando a Penguin Random House, o maior grupo editorial do mundo).
Da junção da editora paulista Companhia das Letras com a carioca Objetiva, em 2015, nasceria o Grupo Companhia das Letras. Em 2019 foi a vez da tradicional editora Zahar, fundada no Rio de Janeiro em 1956 por uma das figuras mais simbólicas do mercado brasileiro, o editor Jorge Zahar, entrar para o grupo. Pioneira na publicação de livros dedicados às áreas de ciências humanas e sociais no Brasil, a Zahar chegou ao Grupo Companhia das Letras com títulos de enorme sucesso, além de um respeitável acervo de clássicos universais, de títulos com vocação para estudos universitários e de obras infantis.
Instagram: editoraparalela
Alguns Livros:
Os Sete Maridos De Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
Malibu Renasce – Taylor Jenkins Reid
Daisy Jones And The Six – Taylor Jenkins Reid
O que é uma editora?
Entenda mais sobre o que é, como funciona, para que serve
Uma editora de livros é uma empresa que coordena o processo de editoração e publicação de obras literárias, partituras, revistas, discos, jornais etc.
Elas são geralmente especializadas em um determinado nicho, como livros didáticos, livros de ficção, periódicos (jornais e revistas) etc. Isso ocorre porque o mercado editorial é muito competitivo e precisam se diferenciar para se destacarem.
O processo de publicação de um livro por uma editora geralmente envolve as seguintes etapas:
- Avaliação: Recebe o manuscrito do autor e avalia se ele é adequado para publicação. Essa avaliação é feita por um editor ou um comitê de editores, que consideram fatores como o conteúdo, a qualidade da escrita, o potencial de vendas e o público-alvo.
- Preparação do texto: caso o manuscrito seja aprovado, é iniciada a preparação do texto, que inclui a revisão gramatical, ortográfica e de estilo, a edição, a tradução e a diagramação.
- Design: Também é responsável pelo design do livro, que inclui a capa, o miolo e as ilustrações.
- Produção: Contrata uma gráfica para produzir os exemplares do livro.
- Distribuição: Se encarrega de distribuir os livros para livrarias e outros pontos de venda.
As editoras desempenham um papel importante na disseminação do conhecimento e da cultura. Elas são responsáveis por tornar disponíveis ao público obras de todos os gêneros, desde literatura clássica até livros técnicos e científicos. Além disso, as editoras também contribuem para a economia, gerando empregos e movimentando o mercado editorial.
No Brasil, existem milhares, desde grandes conglomerados internacionais até pequenas editoras independentes. As brasileiras publicam uma grande variedade de livros, incluindo obras de autores brasileiros e estrangeiros, em diversos idiomas.
Editora Paralela