Da editora
Alguma poesia (1930)
“Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.”
“Poema de sete faces”, cujos primeiros versos estão acima, “No meio do caminho” e “Quadrilha” estão entre os poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade. Todos fazem parte de Alguma poesia, seu livro de estreia, publicado em 1930, quando o poeta tinha 28 anos.
O retorno de Drummond
Tornar a obra de Carlos Drummond de Andrade atraente para leitores das gerações atuais e também para aqueles que já são fãs. Este é o conceito por trás das novas edições de Drummond, que voltam a ser publicadas pelo Grupo Editorial Record no ano em que se celebram os 120 anos do poeta e os 80 da editora.
Além de capas que refletem o espírito drummondiano em nossos tempos, as edições estão passando por um minucioso e inédito cotejamento com os manuscritos e outros materiais do acervo de Drummond. Além disso, ganham uma linha do tempo que percorre os três anos que antecederam a publicação e os três que a sucederam a fim de promover a contextualização das dinâmicas políticas, sociais e culturais que influenciaram o poeta. Os livros contam ainda com bibliografia sobre e de Drummond e um índice de primeiros versos.
Carlos Drummond de Andrade
Nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Poeta, contista e cronista, foi autor, entre outros, de Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, Claro enigma, Fazendeiro do ar e Fala, amendoeira. É considerado um dos maiores nomes da poesia brasileira do século XX. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1987, aos 84 anos. Confira na íntegra informações sobre sua vida e obra em www.leiadrummond.com.br.
Alguma poesia (1930)
Carlos Drummond de Andrade
Do posfácio de Ronaldo Fraga
“Drummond não imaginava que os poemas embalados no livrinho publicado pela Imprensa Oficial ganhariam imortalidade nos cânones da poesia em língua portuguesa e fariam com que seu autor deixasse de ser moderno para se tornar eterno. Família, costumes, tradições, infância, iniciação amorosa… Tudo embalado em tom saudosista, irônico, muitas vezes cômico e com breves lances de crítica social. Nosso poeta maior aqui já se revelava de forma surpreendente, ao colocar-se diante de si mesmo, diante da distância e do estranhamento com que olha o mundo…”
(Trecho retirado da nova edição)
Editora : Record; 15ª edição (14 abril 2022)
Idioma : Português
Capa comum : 128 páginas
ISBN-10 : 6555874619
ISBN-13 : 978-6555874617
Dimensões : 13.5 x 0.7 x 20.5 cm
Avaliações
Não há avaliações ainda.