A reunião de toda a prosa breve do autor de Guerra e paz e Anna Kariênina.
Ao eleger o conto como seu principal meio de experimentação literária, Liev Tolstói produziu uma extensa obra capaz de revolucionar as características que consagraram o gênero. Em vez de meramente abordar a urbanização e a introdução das relações capitalistas que o regime tsarista trouxe como emblema dos novos tempos, o escritor voltou sua atenção para as raízes da sociedade russa, marcada pelo estilo de vida agrário que se situava no extremo oposto do processo de modernização das dinâmicas e dos costumes entre os séculos XIX e XX.
Esta edição abrange todos os contos de Tolstói ― com exceção dos relatos inacabados e dos textos de maior fôlego, que podem ser classificados como novelas ―, apresentação do tradutor Rubens Figueiredo e um célebre posfácio de Tolstói publicado em 1859, “Quem deve aprender a escrever com quem, as crianças camponesas conosco, ou nós com as crianças camponesas?”.
Da editora

A reunião de toda a prosa breve do autor de Guerra e paz e Anna Kariênina, com tradução primorosa de Rubens Figueiredo.




O primeiro volume de Contos completos apresenta as incursões iniciais do escritor no gênero, como “A nevasca” e os contos de Sebastopol, e a série “Contos populares (década de 1880)”
O segundo tomo desta edição abrange os “Contos da nova cartilha”, os “Livros russos de leitura” e as últimas histórias breves escritas em vida, e encerra com um célebre relato do autor sobre o método que utilizava em sala de aula com as crianças camponesas e que deu origem a vários dos textos aqui reunidos.
Em vez de meramente abordar a urbanização e a introdução das relações capitalistas que o regime czarista trouxe como emblema dos novos tempos, o escritor voltou sua atenção para as raízes da sociedade russa. O autor dedicou raro interesse às desigualdades sociais da cultura de seu país.
A escrita, para Tolstói, era um meio de tomar consciência, questionar e compreender sua própria sociedade com clareza. Não à toa, seus contos são protagonizados por camponeses, soldados e servos, e seu estilo incorpora fábulas, lendas, parábolas e outras formas narrativas populares centradas na oralidade.

Esta edição abrange todos os contos de Tolstói — com exceção dos relatos inacabados e dos textos de maior fôlego, que podem ser classificados como novelas —, apresentação do tradutor Rubens Figueiredo e um célebre posfácio de Tolstói publicado em 1859, “Quem deve aprender a escrever com quem, as crianças camponesas conosco, ou nós com as crianças camponesas?”

Sobre o autor
O conde LIEV TOLSTÓI nasceu em 1828. Participou da Guerra da Crimeia e se casou com Sofia Andrêievna Berhs em 1862. Enquanto administrava suas vastas propriedades nas estepes do Volga e dava continuidade a projetos educacionais, escrevia Guerra e paz (1869) e Anna Kariênina (1877). Uma confissão (1882) marcou uma crise espiritual em sua vida. Ele se tornou um moralista extremista e, em uma série de panfletos, a partir de 1880, expressou sua rejeição em relação ao Estado e à Igreja. Morreu em 1910, em meio a uma dramática fuga de casa, na pequena estação de trem de Astápovo.

Editora : Companhia das Letras; 1ª edição (28 novembro 2018)
Idioma : Português
Capa dura : 1296 páginas
ISBN-10 : 8535931694
ISBN-13 : 978-8535931693
Dimensões : 24.8 x 16.8 x 8 cm


Avaliações
Não há avaliações ainda.