Price: R$39,90
(as of Oct 28, 2024 13:57:04 UTC – Details)
Você já se perguntou se o passado ainda existe? De onde viemos? Se há vida após a morte? Se existe realmente o livre-arbítrio dentre outras coisas mais? Ao longo da História, vários cientistas se propuseram responder essas perguntas.
Este livro trata, de forma extremamente fácil de entender, justamente dessas e de outras grandes questões que a física moderna levanta. Sabine Hossenfelder, física teórica alemã, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt, além de autora e pesquisadora de gravidade quântica, não apenas expõe a pseudociência pelo que ela é, mas mostra também algumas ideias espirituais que são perfeitamente compatíveis e explicadas pela física moderna. Esta obra é para os que não se esqueceram de perguntar as grandes questões da humanidade e não têm medo das respostas.
Da editora
ASIN : B0CH1P2TWP
Editora : Editora Contexto; 1ª edição (17 outubro 2023)
Idioma : Português
Tamanho do arquivo : 2643 KB
Leitura de texto : Habilitado
Leitor de tela : Compatível
Configuração de fonte : Habilitado
Dicas de vocabulário : Não habilitado
Número de páginas : 308 páginas
Marco Machado
Avaliação do conhecimento cientÃfico justa e honesta
A autora consegue navegar por assuntos complexos e muitas vezes polêmicos de forma clara e concisa. Não demonstra e estar a serviço de ninguém e sem conflitos de interesse. A meu ver livro é mais indicado para quem já possui um mÃnimo de conhecimento de fÃsica e matemática, apesar de não apresentar fórmulas ou cálculos.
B. D.
Não, a ciência não tem todas as respostas
Se você gosta de refletir e buscar respostas sobre as “grandes questões”, este livro é obrigatório.Com argumentação sólida, a autora discute por que determinadas respostas (tanto aquelas dadas pela religião quanto pelos próprios cientistas) estão de acordo ou não com os paradigmas da fÃsica atual. Embora seja sarcástica em alguns (vários) momentos, ela não soa desrespeitosa com quem pensa diferente, mas é preciso que estejamos dispostos a mudar de ideia também, quando for o caso. Se você está, este livro vai te ajudar muito a seguir com as crenças que fazem sentido dentro das possibilidades que conhecemos até agora e a modificar ou descartar as que não fazem. Além disso, te deixará preparado para não cair no papo de gurus (dentre eles, pasmem!, cientistas) que pregam ideias sem embasamento sólido algum (estou falando com vcs, curadores quânticos e profetas do multiverso).A parte negativa é que algumas explicações mais detalhadas podem soar cansativas e confusas para leigos em fÃsica. Além disso, a autora expõe bastante sua opinião pessoal, fazendo com que alguns assuntos sejam, sim, abordados de forma parcial. Mas, como ela sempre pontua quando algum argumento é baseado em sua própria opinião, isso não chega a ser um problema.Pra finalizar, é importante apontar que, em alguns momentos, essa leitura pode trazer verdades desconfortáveis. Se estiver preparado pra isso, vá em frente. Garanto que vale a pena.
Iv@n.R.S
Um bom resumo atualizado das questões de FÃsica…
..Eu gostei do livro porque é um bom resumo atualizado das questões de FÃsica…Na abertura em “o passado ainda existe?”,que aponta que a natureza preserva a informação, faltou uma melhor apresentação do significado do diagrama de espaço-tempo de Minkowski..Segundo o FÃsico David Bohm em seu livro “A Teoria da Relatividade Restrita”,esse mapa assim como foi o de Newton são mapas conceituais que podem ser ajustados de acordo com novas estruturas em novos domÃnios da fÃsica..Uma vez que “um mapa desse tipo é o que o mundo não é”, mas uma representação,uma figura,uma descrição que seria confundindo com o que acontece realmente..
Elton
Um dos melhores como divulgação cientÃfica
O livro superou minhas expectativas. Sabe aquela leitura que te envolve de um jeito que você não consegue parar de ler? Sim, essa obra é um exemplo. No capÃtulo em que ela aborda sobre a mecânica quântica, foi um dos melhores textos que já li sobre o tema, abordando as três principais interpretações da mecânica quântica. O livro mostra, de forma eficaz, o que é fazer ciência de verdade, e o que de fato são hipóteses cientÃficas e as acientifÃcas(termo usado pela autora para afirmar o que não é cientÃfico). Se neste momento eu fosse fazer um top10 de livros de divulgação cientÃfica, este estaria entre o top5.
felipo luz
Excelente!!
Excelente discussão sobre as teorias fÃsicas modernas e sua possibilidade de serem acientÃficas como a religião. Multiversos, gravitação quântica em loop, teoria das cordas, inflação cósmica são abordados com profundidade e rigor cientÃfico.
Kindle Customer
Ciência tem todas as respostas
Ãtimo item!
Prof. Renato Paula de Almeida
A respeito da obra “A ciência tem todas as respostas?”
O livro é muito bom, interessante e os tópicos abordados deixam-nos bastante curiosos para saber a narrativa da autora. Todavia há um nÃvel narrativo que fica um pouquinho acima da média dos entendimentos dos leitores que não trazem em si conhecimentos de algumas linhas da fÃsica. Mas a própria seleção das unidades temáticas que formam o livro leva-nos a abrir o livro e ler as suas partes como se fossem capÃtulos (diferentes entre si), mas abordados sobre o enfoque extremamente diferente e agradável. Vale a pena ler este livro, mas bom seria conhecer alguma coisa (mesmo secundariamente) a respeito dos passos explorados no livro, ou seja, alguma lembrança das aulas de FÃsica.à mesmo uma obra diferente.
leonardo rodrigues arruda coelho
Fisicos, fiquem com a fÃsica.
Dei quatro estrelas pela honestidade da autora. Mas definitivamente, os fÃsicos deveriam escrever sobre fÃsica. As incursões da autora em temas afetos à psicologia e religião são simplesmente decepcionantes. Falando de livre arbÃtrio, sequer menciona os tópicos que o sustentam, como a dobra das proteÃnas. A linguagem usada é muito indireta e prolixa. Não à toa a autora é chamada de negacionista, segundo ela própria. Mas não busca doutrinar o leitor, apesar de tudo. Talvez ela, como fÃsica de partÃculas, precise entrevistar um fÃsico da matéria condensada. De preferência da ativa, e não os aposentados, como fez no livro.