Price: R$57,70
(as of Oct 29, 2024 23:20:12 UTC – Details)
Em uma narrativa dinâmica e divertida, o jornalista James Nestor mostra como respirar corretamente pode transformar nossa saúde física e mental
Não há nada mais essencial para a nossa saúde e bem-estar do que a respiração. Apesar disso, a espécie humana parece ter desaprendido a respirar corretamente, e os maus hábitos nos trouxeram graves problemas.
Ao visitar escavações de antigas catacumbas, instalações soviéticas secretas, corais em Nova Jersey e ruas poluídas de São Paulo, o jornalista James Nestor procurou descobrir o que deu errado e o que é possível fazer para corrigir isso. O autor entrevistou homens e mulheres que estudam a ciência esquecida de antigas práticas de respiração e testou crenças há muito enraizadas sobre como respiramos. O que ele descobriu foi que basta um pequeno ajuste na forma de inspirar e expirar para melhorar o desempenho de um atleta, rejuvenescer nossos órgãos, deter o ronco, a asma e doenças autoimunes e até endireitar colunas com escoliose.
Valendo-se de textos médicos milenares e dos estudos científicos mais recentes nas áreas de pneumologia, psicologia, bioquímica e fisiologia humana, James Nestor promete transformar tudo que o leitor acreditava saber sobre nossa função biológica mais básica.
Da editora
A maior parte dos seres humanos não sabe respirar corretamente
Ao nascermos, não somos ensinados a respirar. Chegamos ao mundo movimentando o ar pelos pulmões através da inspiração e expiração, e não pensamos muito em como estamos fazendo esta atividade natural. Entretanto, muitos problemas de saúde — sejam eles físicos ou psicológicos — poderiam ser evitados com simples aprendizados e técnicas que podemos inserir em nosso dia a dia.
O modo como respiramos interfere em nossos resultados e comportamentos
Dependendo da forma como respiramos, podemos estimular nossa criatividade e raciocínio lógico, modificar nosso humor e sono, diminuir distúrbios como roncos, melhorar o desempenho durante atividades físicas, além de prevenir diversas doenças e curar problemas na coluna.
A mastigação ajuda na construção óssea e expansão das vias aéreas
Quanto mais mastigamos, quanto mais células-tronco liberamos, mais densidade e crescimento ósseo ganhamos, mais jovens pareceremos e mais aprimorada será a nossa respiração.
Nossos hábitos respiratórios afetam nossa estrutura dental e facial
Os humanos modernos são as únicas espécies com dentes cronicamente tortos, transformando também a nossa estrutura facial. Esse fato está muito associado à nossa evolução ao longo dos séculos e como respiramos na atualidade, sendo um dos grandes prejuízos proporcionados pela respiração bucal.
Editora : Intrínseca; 1ª edição (1 julho 2022)
Idioma : Português
Capa comum : 288 páginas
ISBN-10 : 6555601744
ISBN-13 : 978-6555601749
Dimensões : 22.61 x 15.49 x 1.52 cm
Be the first to review “Respire: A nova ciência de uma arte perdida”