Price: R$59,90 - R$ 41,43
(as of Oct 29, 2024 15:00:19 UTC – Details)
Durante uma viagem prolongada de seu marido, Luísa se deixa seduzir por Basílio, um primo seu que voltava a Portugal depois de uma temporada no Brasil. Imprudentes e indiscretos, os amantes acabam flagrados por Juliana, a empregada da casa, que passa a chantagear a patroa. Com o anúncio da iminente volta do marido, está armado o cenário para um caso exemplar de decadência do estilo de vida pequeno-burguês, com seus preconceitos e moralismos, seus tipos parasitários, suas relações amesquinhadas e seu frágil equilíbrio. Esta edição de O primo Basílio traz textos introdutórios inéditos de Lilian Jacoto, professora de literatura portuguesa da Universidade de São Paulo, e do escritor e crítico literário Silviano Santiago.
Editora : Penguin-Companhia; 1ª edição (3 junho 2015)
Idioma : Português
Capa comum : 480 páginas
ISBN-10 : 8582850166
ISBN-13 : 978-8582850169
Dimensões : 20 x 13 x 2.6 cm
F S
Ãtima leitura
Apesar de não encontrar o significado de algumas palavras que o autor usa nem numa simples busca pela internet, a leitura é fluÃda. Não tem enfeites literários, já que o autor é pregador do realismo, do qual pretende-se desnudar a sociedade pequeno-burguesa da época e a critica-la também .Ao fim do livro a narrativa muda para um ritmo ágil, que acaba por fazer o leitor ansioso para o desfecho das personagens. A narrativa traz vários momentos irônicos e sátiros. Principalmente na composição de personagens estereotipados.A edição traz textos anexos valiosos para situar a obra em seu contexto. O que faz da edição realmente muito boa.
Ricardo Leal Costa Santos
Edição digna. Texto estupendo
A edição é muito boa do ponto de vista textual. Aparentemente, há diversas versões digitais da obra de Eça circulando, sempre com probleminhas de imprecisão textual. Esta edição parece cuidadosa e diligente com o autor quanto à fidelidade. Só por isso vale a pena. Quanto à brochura, apesar de a capa não ser das mais duráveis, é digna e mantém a coerência com a coleção; o papel e fonte são bons; a diagramação é excelente. Mas o melhor de tudo mesmo é a incrÃvel capacidade narrativa de Eça de Queiroz, que chega a nÃveis de requinte de detalhamento dignos de um roteiro para audiovisual. Uma vez envolvido, não dá mais pra largar do Eça.
Thayná Cardoso
GRANDE EDIÃÃO!
Não existem muitas edições boas dessa obra, só essa da Penguin e da Martin Claret. Comprei esse livro na promoção e valeu muito a pena, muito embora essa edição não tenha orelhas e seja um pouco frágil. A minha veio meio amassada nas laterais, mas nada que desabone a leitura. Aconselho a plastificar as capas dessas edições, porque esses livros merecem vida eterna na estante de seus leitores, rsrsrs. Exceto por esses pormenores, é um ótimo livro e uma ótima edição.
Telma
Excelente!
Obra prima
Ana Carolina AlÃpaz Brunken Clemente
Clássico imperdÃvel!
A obra é um clássico de Eça de Queiroz e retrata o drama ocorrido na vida da personagem LuÃsa em Lisboa, no inÃcio do século XX.Mostra os sentimentos terrÃveis advindos da culpa, da tentação, do agir por impulso e as consequências geradas ao redor.A leitura fluiu muito bem no Kindle, tendo em vista que as dúvidas que surgiam quanto ao vocabulário que eu não conhecia (um português mais antiquado) eu olhava o significado na mesma hora.Recomendo muitÃssimo, sobretudo no Kindle.
Paulo Sergio
Recomendo!
No inÃcio a história, e o vocabulário e maçante, porém, no desenrolar o texto bfica prazeroso em ler.
Miguel Rodrigues
Um clássico da literatura portuguesa
Muito bom, recomendo.
Eduarda Oliveira dos Santos
O livro continua atual.
Ãtimo livro. Recomendo.
Alfonsi Paolo
Il libro va annoverato, senza alcun dubbio, tra i grandi capolavori della letteratura universale. Ad avvalorare questo giudizio basterebbe l’abilità sopraffina dello scrittore nello scandagliare l’animo umano, con un taglio molto realistico e uno spietato approccio al cinismo e alla vanagloria insiti in ognuno di noi. Sull’abbrivio di una placida scena di vita borghese (matrimonio felice), la vicenda si sviluppa, in un irresistibile impulso, come una palla di neve che travolge tutti e tutto. In anticipo sui tempi, e questo è da un lato motivo di soddisfazione di fronte a un capolavoro, e dall’altro di sottile frustrazione “mediata” per un autore, Eça de Queiroz, che non ha mai avuto il riconoscimento che meriterebbe.
G Lopes
O livro é muito bom mas o Português dessa edição nãe é atualizado aos acordos ortográficos o que faz um pouco chato de ler.