Da editora
A edição
Além do projeto gráfico especial, com capa dura e pintura trilateral, a edição comemorativa reúne fortuna crítica produzida por intelectuais e ativistas como Débora Diniz, Débora Mazza. Ladislau Dowbor, Joice Berth, Nima Spigolon, Walter Omar Kohan, Preta Ferreira, Sérgio Haddad e Ernani Maria Fiori.
Potencial Transformador
A obra revolucionária defende a libertação do ser humano através do diálogo e da práxis.
Opressor x Oprimido
Paulo Freire reflete como a educação escolar está organizada para reproduzir diversos processos de dominação. Dessa forma, a pedagogia dominante estaria a serviço da manutenção do status quo, sem preocupação com as mazelas sociais. Considerar as relações de classe, portanto, é imprescindível para o entendimento do pensamento freireano.
Difusão da obra
Uma das obras de ciências sociais e humanas mais citadas no mundo. Em 2016, foi o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.
Sobre o autor
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Comprometido com a vida, não pensava ideias, pensava a existência, como diria o filósofo Ernani Maria Fiori. Em 1964, quando partiu para o exílio no Chile, onde trabalhou por cinco anos no Instituto de Capacitação e Investigação em Reforma Agrária (ICIRA), Freire escreveu seu principal livro: Pedagogia do Oprimido (1968), comemorado nesta edição repaginada no centenário do educador.
Editora : Paz & Terra; 1ª edição (6 dezembro 2021)
Idioma : Português
Capa comum : 328 páginas
ISBN-10 : 6555480270
ISBN-13 : 978-6555480276
Dimensões : 15.5 x 2.3 x 23 cm
Avaliações
Não há avaliações ainda.