Price: R$69,00 - R$ 51,70
(as of Oct 29, 2024 21:48:50 UTC – Details)
Depois de três volumes dedicados ao écorché, às formas esquemáticas do corpo humano e ao esqueleto, Michel Lauricella apresenta, neste livro, mais uma lição de anatomia artística baseada em sua profunda compreensão sobre o assunto. Desta vez, deixa de lado ossos e músculos e aplica sua exitosa fórmula pedagógica ao tecido adiposo e suas manifestações. · São mais de 500 desenhos das gorduras e dobras de pele do corpo humano, subdivididos em cabeça e pescoço, tronco, membros superiores e membros inferiores, segundo variáveis como peso, idade e gênero, entre outras. Descrição visual das zonas adiposas e de seus comportamentos físicos de acordo com a posição do corpo, o peso e o volume da gordura, como também sua relação com a fisiologia, as articulações e as dobras geradas pelos movimentos. · Ampliação da capacidade de observação e seleção por meio do desenvolvimento de um olhar atento dirigido ao corpo humano.
Da editora
O tecido adiposo fica abaixo da pele, variando de espessura não apenas de um indivíduo a outro como também num mesmo indivíduo, dependendo da região do corpo (Fig. 1 e 2, ver Richer). Existe uma gordura chamada intersticial, que fica sob a aponeurose de cobertura, tecido fibroso que envolve completamente os tecidos ósseo e muscular. Essa gordura varia pouco em quantidade. Ela se introduz entre os vasos sanguíneos, os nervos, os ligamentos e as inserções musculares. Em certos pontos, ela pode influenciar a forma do corpo: preenche a cavidade abaixo da maçã do rosto, a cavidade da axila, a cavidade da virilha, a cavidade poplítea (atrás da articulação do joelho) e se acumula entre o tendão do quadríceps, sob a rótula e a tíbia, participando da mecânica dessa articulação.
A gordura de que se fala nesta obra é sobretudo a superficial. Subcutânea, ela é o recheio da pele. Podemos facilmente estimar sua espessura beliscando o corpo: os dedos pinçam uma camada dupla de pele, junto com uma camada dupla de gordura. Em várias regiões do corpo, ela varia com o aumento de peso. Algumas formas adiposas só aparecem na puberdade, mais encontradas em modelos femininos, são consideradas características sexuais secundárias. Podem ser muito pronunciadas e localizadas em pessoas que, de resto, são desprovidas de gordura corporal. Variações individuais existem em grande número: o corpo pode estar inteiramente recoberto de gordura e os pontos adiposos podem se desenvolver em proporções variadas. Seus limites podem se borrar ou se destacar.
A coleção Anatomia artística
Desenhar pessoas é um campo de infinitas possibilidades. Mas uma coisa é certa, se você compreender a estrutura do corpo humano, poderá representá-lo melhor, seja buscando uma representação realista ou subverter a forma das figuras com traços mais autorais. Com milhares de desenhos combinados com rápidas explicações, a coleção Anatomia artística te ajudará a captar a natureza do corpo, tornando-se um guia prático para entender as proporções corretas de cada membro e as melhores soluções para desenhar cada articulação ou movimento. Os livros são divididos por temas que te ajudarão a exercitar certas situações até o domínio completo da técnica.
O autor, Michel Lauricella, é professor de desenho anatômico no instituto Superior de Artes Aplicadas (Lisaa) e já publicou diversos manuais de desenho, sendo seu maior sucesso a Coleção Anatomia artística, que conta com 8 volumes no catálogo de ARTES da Editora Olhares.
Editora : Olhares; 1ª edição (10 abril 2022)
Idioma : Português
Capa comum : 96 páginas
ISBN-10 : 6588280335
ISBN-13 : 978-6588280331
Idade de leitura : 16 anos e acima
Dimensões : 12 x 1 x 18 cm
Be the first to review “Anatomia artística 4: Gordura e dobras de pele”