A principal obra do maior grupo de rap do Brasil agora publicada em livro, contundente como sempre e atual como nunca. Leitura obrigatória do vestibular da Unicamp.
Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco Sobrevivendo no infernovendeu mais de um milhão e meio de cópias.
Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.
“Foi com Sobrevivendo no inferno que a juventude negra e periférica se formou. Por causa deste disco muita gente se graduou em autoestima e não entrou para a faculdade do crime.” ― Sérgio Vaz
“O relato não frio, histórico e real da mentalidade que massacra e exclui no Brasil.” ― Criolo
Da editora
Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco, agora publicado em livro, vendeu mais de um milhão e meio de cópias.
Neste livro os raps dos Racionais são precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas. Os raps aqui publicados são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.
Na imprensa
“[O livro] é organizado e pensado como uma espécie de culto. Tem a introdução, com cânticos de louvor, a leitura da Gênesis, a apresentação do pastor e os relatos de testemunhos. Depois vêm o grande relato […], e, no fim, um processo de reflexão.” — Acauam Silvério de Oliveira (Folha de S. Paulo, 16/11/18)
“60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais já sofreram violência policial.” A frase dita pelo Primo Preto no começo de Capítulo 4, Versículo 3 marca o início da jornada que os Racionais MC’s, maior banda de rap do Brasil, submetem ao ouvinte. O disco de 1997 foi selecionado para o vestibular da Unicamp 2020, por sua poesia contemporânea, e agora virou livro pela Companhia das Letras. (Estadão, 23/11/18)
O Racionais MC’s comemorou, nesta quarta-feira (24), a inclusão do seu álbum (1997) na lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2020 da Unicamp. No Instagram, o grupo postou uma imagem da capa do disco, clássicos do rap nacional, com uma legenda que dizia: “É a periferia ocupando a Academia”. (G1, 24/5/18)
“Como rapper, sempre expus minha opinião, sobretudo naquele momento de treva, onde a raça negra era sufocada e só aparecia nas páginas policiais. Músicas como Homem na estrada e Fim de semana no parque eram maneiras de se entender a situação do negro no Brasil.” —Mano Brown (El País, 26/8/21)
ASIN : 8535931732
Editora : Companhia das Letras; 1ª edição (31 outubro 2018)
Idioma : Português
Capa comum : 160 páginas
ISBN-10 : 9788535931730
ISBN-13 : 978-8535931730
Dimensões : 20.2 x 13.2 x 1.2 cm
Marcia
Uma história contada pela morte…perfeito
Tanto o livro quanto o filme…adorei!!!!