Direto ao Ponto
- 1 A Revolução dos Bichos (Resenha)
- 1.1 Sinopse
- 1.2 Resenha Do Livro A Revolução dos Bichos
- 1.2.1 “O homem é o único verdadeiro inimigo que temos.”
- 1.2.2 “Eles diriam que se trata de um livro intediante, tolo e um desperdício infeliz de papel.”
- 1.2.3 “À prosperidade da Fazenda dos Bichos! À prosperidade da Fazenda Solar!”
- 1.2.4 “Quatro pernas, bom; duas pernas, melhor.”
- 1.2.5 “Boxer nunca mais foi visto.”
- 1.2.6 “Napoleon tem sempre razão!”
- 1.2.7 “1. Tudo o que anda em duas pernas é inimigo. 2. Tudo o que anda em quatro pernas ou tem penas é amigo. 3. Nenhum bicho usará roupa. 4. Nenhum bicho dormirá em cama. 5. Nenhum bicho beberá álcool. 6. Nenhum bicho matará outro bicho. 7. Todos os bichos são iguais.”
- 1.2.8 “Os bichos haviam vencido, mas estavam exaustos e sangrando.”
- 1.2.9 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, clique
- 1.2.10 CONHEÇA MAIS ALGUMAS DAS NOSSAS RECOMENDAÇÕES DE LEITURA, clique
- 1.2.11 COMPRE PRODUTOS COM OS MELHORES PREÇOS NA AMAZON, clique
A Revolução dos Bichos (Resenha)
Talvez sejam citados aqui partes do livro que ainda não tenha lido
Sinopse
Às vésperas de sua morte, o velho porco Major reúne os animais de uma fazenda para compartilhar seu sonho de ver os bichos governando a si próprios, sem a opressão dos homens, em uma sociedade igualitária.
Depois da morte de Major, a revolução é instaurada pelos porcos Snowball e Napoleon, mas a utopia não dura muito.
Eleito pela revista Time como um dos cem melhores livros já publicados em língua inglesa, A revolução dos bichos é um alerta contra os perigos da corrupção humana até mesmo nos mais bem-intencionados projetos políticos.
Após sua publicação, foi interpretado no Ocidente como uma crítica ao comunismo, fato negado pelo próprio Orwell, adepto do socialismo e avesso a manipulações políticas.
Mais de sessenta anos depois de escrita, a obra mantém o vigor inabalável de uma alegoria sobre as fraquezas humanas que podem levar à derrocada das grandes revoluções políticas.
Classificação Indicativa: 12 anos ou mais
Gênero Literário: Ficção Científica, Aventura
Autor(a): George Orwell
Editora: Via Leitura
Resenha Do Livro A Revolução dos Bichos
“A Revolução dos Bichos” é um livro escrito por George Orwell, que tem diversos outros livros famosos como “1984”, por exemplo.
“O homem é o único verdadeiro inimigo que temos.”
Os animais de uma fazenda estão inconformados com a situação precária em que estão situados.
Portanto, um certo dia, todos eles marcam uma reunião e decidem que, juntos, podem acabar com isso. Fazem um plano e com a contribuição de todos, conseguem finalmente expulsar os humanos e se apossar da fazenda.
“Eles diriam que se trata de um livro intediante, tolo e um desperdício infeliz de papel.”
Um livro que trata muito sobre como os animais da fazenda são hipócritas ao começar a agirem como os humanos, que, no início da história, eram os vilões. Essa obra é uma crítica social clara de como a sociedade, representada pelos animais, pode mudar sua atitude dependendo dos próprios interesses.
Os animais afirmaram serem todos iguais e possuírem todos os mesmos direitos e deveres, mas ao decorrer do tempo, começaram a não agir de acordo com os próprios papéis.
“À prosperidade da Fazenda dos Bichos!
À prosperidade da Fazenda Solar!”
Esse paralelo é essencial para entendermos o quão grande foi a mudança dos porcos em relação aos outros animais que eles consideram “inferiores”. Essa história é repleta de críticas que se relacionam fortemente com os humanos e seu comportamento.
“Quatro pernas, bom; duas pernas, melhor.”
Essa fala pode ser ligada também aos diversos preconceitos que ocorrem na sociedade, como o racismo, a xenofobia e diversas outras discriminações.
“Boxer nunca mais foi visto.”
O quão longe podemos ir para alcançar nossos próprios objetivos? Os porcos, além dos cães e de seus aliados provam que podem desviar de seus obstáculos ao trair seus companheiros, sem nem mesmo olhar para trás. Afinal, aquilo tudo foi um mal necessário.
“Napoleon tem sempre razão!”
Os animais criam inimigos entre eles mesmos. Essa inimizade entre os bichos logo não se prova algo sensato e, logo, os animais precisam decidir em quem confiar. Suas decisões são mais que rapidamente influenciadas e todos precisam se aliar ao “lado bom”.
“1. Tudo o que anda em duas pernas é inimigo.
2. Tudo o que anda em quatro pernas ou tem penas é amigo.
3. Nenhum bicho usará roupa.
4. Nenhum bicho dormirá em cama.
5. Nenhum bicho beberá álcool.
6. Nenhum bicho matará outro bicho.
7. Todos os bichos são iguais.”
Todas essas regras eram estritamente obedecidas por todos os bichos, até que alguns decidiram que eram melhores que os outros.
“Os bichos haviam vencido, mas estavam exaustos e sangrando.”
Um livro de pouco mais de 90 páginas que pode mudar a sua vida e entrega uma moral que te faz rever todos os seus pensamentos. Uma leitura árdua e profunda, mas muito útil e honesta, te mostrando os dois lados da história.
A Revolução dos Bichos – George Orwell
Editora – Via Leitura
Páginas – 96
Avaliação – 5/5 ★★★★★
Esta resenha foi escrita e revisada exclusivamente por Nicole Emanuele. Este site não aceita que sejam copiados nenhum dos conteúdos aqui disponibilizados. A reprodução de qualquer conteúdo deste site sem nossa permissão é proibida.
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, clique
Frases Que Te Deixam Com Vontade De Ler