Direto ao Ponto
- 1 10 EXCELENTES LIVROS SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE
- 2 “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry
- 3 “O Sol Também é uma Estrela” de Nicola Yoon
- 4 “O Clube dos Meninos Desajustados” de T.J. Klune
- 5 “Sob a Pele” de Chimamanda Ngozi Adichie
- 6 “Ode à minha Pele” de Ta-Nehisi Coates
- 7 “O Que a Gente Não Conta” de Djamila Ribeiro
- 8 “Educação Antirracista: Como Combater o Racismo na Escola” de Sueli Carneiro
- 9 “Racismo Estrutural” de Silvio Almeida
- 10 “Feminismo para os Homens” de Jackson Katz
- 11 “Mulheres, Raça e Classe” de Angela Davis
10 EXCELENTES LIVROS SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Racismo, Xenofobia, Exclusão Social, Machismo e muitos outros preconceitos
-
“O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry
Este clássico da literatura infantil é uma história sobre a importância da inclusão e da aceitação. O Pequeno Príncipe, um jovem príncipe de um asteroide distante, viaja para a Terra e conhece um piloto de avião que caiu em seu deserto. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe aprende sobre a importância da amizade, do amor e da compreensão.
-
“O Sol Também é uma Estrela” de Nicola Yoon
Este romance jovem adulto conta a história de Natasha e Daniel, dois jovens que se apaixonam em Nova York. Natasha é uma jovem negra e imigrante que está prestes a ser deportada para a Jamaica. Daniel é um jovem judeu que está prestes a se casar com uma jovem de sua comunidade. Apesar de suas diferenças, Natasha e Daniel encontram um amor que os desafia a ver o mundo de uma nova forma.
-
“O Clube dos Meninos Desajustados” de T.J. Klune
Este romance de fantasia conta a história de quatro jovens que se unem para formar um clube de apoio para pessoas que são diferentes. Quentin é um garoto gay que está tentando descobrir sua identidade. Arthur é um garoto autista que tem dificuldade em se comunicar com os outros. Gus é um garoto transgênero que está lutando para se aceitar. Sarah é uma garota negra que está tentando encontrar seu lugar no mundo. Juntos, esses jovens aprendem a aceitar a si mesmos e uns aos outros.
-
“Sob a Pele” de Chimamanda Ngozi Adichie
Este romance conta a história de um homem branco que se passa por uma mulher negra na Nigéria. O homem, chamado Obinze, é um jovem nigeriano que se apaixona por uma jovem chamada Kambili. No entanto, sua relação é proibida pela família de Kambili, que é tradicional e conservadora. Para estar com Kambili, Obinze se passa por uma mulher chamada Ifemelu.
-
“Ode à minha Pele” de Ta-Nehisi Coates
Este ensaio autobiográfico explora a experiência de ser negro nos Estados Unidos. Coates reflete sobre sua própria infância e juventude, e sobre como o racismo moldou sua vida. Ele também discute a história da escravidão e do racismo nos Estados Unidos, e como esses problemas continuam a afetar a sociedade atual.
-
“O Que a Gente Não Conta” de Djamila Ribeiro
Este livro reúne ensaios sobre racismo, sexismo e outras formas de opressão. Ribeiro discute como o racismo estrutural afeta a vida das pessoas negras, e como o sexismo afeta a vida das mulheres. Ela também fala sobre a importância da educação antirracista e antissexista.
-
“Educação Antirracista: Como Combater o Racismo na Escola” de Sueli Carneiro
Este livro discute a importância da educação antirracista nas escolas. Carneiro argumenta que a educação é uma ferramenta fundamental para combater o racismo, e que as escolas devem ser lugares onde todas as crianças, independentemente de sua raça, etnia ou origem, se sintam acolhidas e respeitadas.
-
“Racismo Estrutural” de Silvio Almeida
Este livro aborda o conceito de racismo estrutural. Almeida argumenta que o racismo não é apenas um conjunto de preconceitos individuais, mas também um sistema que privilegia os brancos e oprime os negros. Ele discute como o racismo estrutural afeta a vida das pessoas negras em todos os aspectos da sociedade, desde a economia até a política.
-
“Feminismo para os Homens” de Jackson Katz
Este livro é um guia para homens que querem ser aliados do feminismo. Katz discute como o machismo e a masculinidade tóxica afetam as mulheres e os homens, e como os homens podem trabalhar para criar uma sociedade mais justa e igualitária.
-
“Mulheres, Raça e Classe” de Angela Davis
Este livro é um clássico da teoria feminista. Davis discute a intersecção entre raça, classe e gênero, e como esses fatores afetam a vida das mulheres. Ela argumenta que o feminismo deve ser interseccional para ser eficaz, e que as mulheres devem trabalhar juntas para combater todas as formas de opressão.
Estes são apenas alguns exemplos de livros excelentes sobre inclusão e diversidade. Existem muitos outros livros que valem a pena ler.
CONHEÇA OS LIVROS MAIS INDICADOS PARA O ALPINISMO
CONHEÇA OS LIVROS DE AUTO AJUDA MAIS VENDIDOS
CONHEÇA OS LIVROS SOBRE PESCARIA MAIS VENDIDOS
CONHEÇA OS LIVROS MAIS INDICADOS PARA O EMPREENDEDORISMO
CONHEÇA OS LIVROS SOBRE ACUPUNTURA MAIS VENDIDOS
CONHEÇA OS LIVROS SOBRE ARQUITETURA MAIS VENDIDOS
CONHEÇA OS LIVROS MAIS INDICADOS PARA A MEDICINA